Gruta das moedas

sexta-feira, maio 02, 2014


A Gruta da Moeda situa-se em S. Mamede, concelho da Batalha, apenas a 2 km de Fátima. A sua descoberta aconteceu em 1971, por dois caçadores que perseguiam uma raposa que se terá refugiado num algar existente no meio do bosque.
Os dois caçadores entraram e percorreram o seu interior, aperceberam-se da sua beleza natural, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Existe uma lenda desta gruta: Um homem abastado destas redondezas ao passar por um bosque, em torno de um algar, foi assaltado por um bando de malfeitores que lhe tentaram saquear a bolsa de moedas que trazia à cintura. Com a confusão do assalto, o homem caiu para dentro do algar, levando consigo a bolsa de moedas tão cobiçada pelos assaltantes. Pelo precipício se espalharam e perderam irremediavelmente as moedas, dando ao algar o nome pelo qual ainda hoje é conhecido - Algar da Moeda.
Vale a pena conhecer esta gruta, a entrada é um pouco cara, mas inclui guia. As grutas além de ter aquela música ambiente, também podemos escutar o som da água. Eu adorei a visita!

You Might Also Like

3 Comentários

  1. WOW, as grutas são fantásticas mas eu é que não metia ai os pés :P
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estive lá também à pouco tempo. São lindas, é realmente magnífico o som lá de baixo, e as cores!
    A tua lente da máquina não embaciou? Eu apanhei um valente susto com a minha, consegui tirar pouquissimas fotos.

    ResponderEliminar
  3. Lindíssimas fotos e lindíssima descrição! Adorei a lenda :)

    P.S.: já disse que as fotos estão lindíssimas (haha) :)

    ResponderEliminar