My favourite photographers #1

by - terça-feira, fevereiro 12, 2013

Na área da fotografia há muita coisa para descobrir, para mim é um mundo que não tem limites. Agora maior parte das pessoas possuem uma reflex, com um bom equipamento, mas como já disseram "o equipamento não faz de ninguém um bom fotógrafo" . É preciso de ter imaginação, originalidade e...muita paciência. Paciência acima de tudo, para descobrir e aprender como se funciona a sua própria máquina, ler as instruções, e saber os parâmetros.
Qualquer pessoa consegue tirar fotos, mas despertar o interesse da foto é difícil. É preciso que seja uma foto diferente, pormenores interessantes, com cor ou sem cor.
Não é preciso de ter uma reflex para tirar boas fotos. Não é preciso de ter milhares de objetivas para conseguir uma foto que queremos. Às vezes com o telemóvel consegue-se ter uma boa foto, uma máquina digital…
E há fotógrafos profissionais que usam o Iphone, não só porque é mais discreto para andar na rua (do que uma reflex enorme na mão e andar inseguro, porque qualquer altura pode aparecer alguém para lhe roubar) mas também porque dá bons resultados. Uma foto simples, mas boa.

Encontrei trabalhos de uma fotógrafa chamada Abril Peiretti no tumblr (gosto muito do tumblr é tudo aquilo que procuro, fotos simples mas boas que me despertam atenção). Ela tem a minha idade, 18 anos, (ainda fiquei mais maravilhada) cada foto dela é inesquecível, pode-se ver que a qualidade não é como numa máquina digital, mas torna-se assim especial e diferente.
Concluo assim, que não é preciso de ter uma máquina cara, basta de ter imaginação e usar aquilo que se tem. Neste caso uma máquina analógica.

Podem encontrar mais fotografias dela aqui: http://www.flickr.com/photos/rousses/
"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)

You May Also Like

3 Comentários

  1. Olá!

    Sem qualquer tipo de dúvida que o principal argumento para se conseguir uma boa fotografia é a criatividade de cada um. Criatividade essa que assenta na visão de uma fotografia em determinado enquadramento, situação de modo a captar a essência desse mesmo momento.

    Gosto particularmente de fotografia de Guerra ou de destruição da natureza ou do homem! É um tipo de fotografia que exige algum risco por parte do fotógrafo, mas o que mais admiro é a sua criatividade em momentos dificeis em que ele mesmo luta pela vida e mesmo assim conseguir imaginar, enquadrar e disparar, capturando assim a foto.

    Desde 2011 que possuo uma reflex, mas confesso que a minha verdadeira aprendizagem no que toca a configuração dos parâmetros técnicos da fotografia foram aprendidos numa simples máquina digital. A qualidade que a reflex é capaz de atingir nada tem a ver, mas a sua qualidade por si só não faz as boas fotografias.

    Confesso que nas primeiras semanas que tive a reflex as fotos que conseguia com ela eram significativamente piores do que com a simples máquina digita. Tal como tudo existe uma curva de aprendizagem que se torna fundamental para conseguir capturar a essência de uma foto com qualidade, mas a criatividade essa não se treina, já nasce com a pessoa!

    Como se costuma dizer, os momentos fazem as coisas!

    =)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro fotografia analógica, tenho imensas máquinas (faço colecção *-*).
    Tens toda a razão, não é a máquina que faz o fotógrafo :)
    Adorei as fotos da menina <3

    ResponderEliminar
  3. já´conhecia algumas dessas fotos, só não conhecia a autora! Adoro, são fotografias simples mas não me deixam indiferente, são lindas

    ResponderEliminar